23 de outubro de 2008

Carro revestido a tecido



A BMW tem um novo conceito: o GINA, um novo protótipo visionário. O roadster BMW GINA, em vez de ser revestido a metal, é revestido por um tecido especial flexível, altamente resistente, expansivo e que se adapta a uma estrutura de metal.
Ao contrário de muitos carros, diversos aspectos da estrutura deste carro são movíveis e substituíveis através de controlos electro-hidráulicos, mudando desta forma todo o desenho do automóvel. Uma boa forma de ver este exemplo é nos faróis. Quando os faróis não estão ligados, eles estão escondidos debaixo da cobertura de tecido especial, mas logo que o condutor liga as luzes, a parte da frente do carro muda completamente pois revela os faróis, tornando-se quase num protótipo de um desenho animado de um carro.
Este design também dá ênfase a uma aproximação mais ecológica ao design automóvel.

Carro voador

A empresa Terrafugia está a desenvolver um carro voador, o Transition, que vai ser lançado no mercado em 2009.
Esta inovação traz várias vantagens, como evitar o trânsito e a poluição, o que permite andar um pouco mais rápido do que os carros comuns.
Também existem algumas desvantagens tais como necessitar de mais espaço de estacionamento e para levantar voo.



Autor: Duarte Carapinha - 8ºB
Fonte:
http://www.terrafugia.com/ e http://www.youtube.com/

O comboio mais rápido do mundo

A Kawasaki está a desenvolver um comboio ecológico que deverá ser o mais rápido do Japão, alcançando uma velocidade de 350 quilômetros por hora, ultrapassando os 300 quilômetros por hora do comboio japonês Shinkansen, que é o mais rápido do mundo actualmente.
O comboio efSET (environmentally friendly Super Express Train) terá um maior aproveitamento de energia, será mais silencioso e mais confortável, graças a um novo mecanismo eléctrico de controle e um design aerodinâmico. O projecto deve levar um ano e meio para ser concluído e chegar ao mercado. Se for bem aceite no Japão, será colocado no mercado internacional.

Autor: Ricardo Palmela - 7ºB
Fonte: http://www.crunchgear.com/2008/09/17/japan-soon-gets-new-super-fast-train/

Óculos para natação com Mp3


Nadar, apesar de extremamente saudável, pode ser uma actividade um pouco monótona. Foi então criado o SwiMP3, 100% à prova de água, para praticantes de desportos aquáticos, podendo ser utilizado em qualquer tipo de modalidade. Possui uma tecnologia de condução óssea, enviando o som para o ouvido através de vibrações sonoras e com uma óptima qualidade. Quando o aparelho é encostado a um osso do crânio, faz a vibração da música fluir no ouvido. Pode-se usar em profundidades até 3 metros. Com 1 GB de memória, o aparelho armazena e reproduz arquivos em MP3.
Pode ser colocado nos óculos de natação, deixando assim as mãos livres para nadar.
.
Autor: Joana Sousa - 8ºA

Conduzir com um joystick


O Quattroflex é um protótipo criado por um estudante russo de design e arquitectura, Alexey Bykov, para a marca alemã Audi. O veículo é composto por dois cilindros colocados horizontalmente que contêm os motores eléctricos responsáveis pela propulsão. A unir estes dois elementos existe uma plataforma de geometria variável, que pode encolher ou alongar, e onde se encontram dois bancos que assumem diversas formas de acordo com as necessidades. As cadeiras são bastante práticas e flexíveis e podem ser modificadas conforme os gostos de cada um. Todos os comandos são efectuados por meio de um joystick colocado no lugar da tradicional alavanca de mudanças.
Este veículo tem alguns pormenores engenhosos, como a inclinação das rodas ao curvar e a posição das luzes e faróis. As linhas do Quattroflex são muito simples mas muito elegantes.
Este protótipo mostra, mais uma vez, o lado criativo da tecnologia.

16 de outubro de 2008

Campeonato de robôs




Unindo criatividade à tecnologia, os alunos da Faculdade de Informática e Administração de São Paulo, no Brasil, criaram um campeonato de robôs.
Ao todo, 40 equipas participaram no campeonato. Cada equipa trabalhou mais de um mês na construção dos robôs, seguindo regras específicas, como o limite de tamanho e peso dos robôs, mobilidade e velocidade. Os robôs foram construídos sob uma base comum, como um carrinho de controlo remoto de um brinquedo. O objectivo do jogo era conseguir rebentar com o balão de água do adversário. Nesta primeira experiência, os robôs foram controlados por um fio com um comando. A longo prazo, os alunos e a faculdade pretendem desenvolver estruturas mais avançadas de forma que os robôs sejam controlados sem fios.
.
Autor: Pedro Silvério - 7ºB

Jogo de Cartas - Solitário


As regras deste famoso jogo de cartas, conhecido por Solitário, são muito simples. O objectivo é ordenar as cartas dos vários naipes (na parte superior do jogo). Para isso é necessário ir tirando cartas do baralho, colocá-las nas colunas verticais, de forma decrescente e alternando a cor dos naipes. Clique no baralho (no canto superior esquerdo) e comece por arrastar (com o rato) a carta para a coluna correcta. Bom jogo!

Xadrez



O xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. O xadrez é um jogo de estratégia e táctica, não envolvendo o elemento sorte, com a única excepção relativa ao sorteio das cores no início do jogo (as brancas fazem sempre o primeiro lance), sendo especialmente conhecido pela sua complexidade. O jogo (ou partida de xadrez) é disputado num tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada jogador controla dezasseis peças com diferentes formatos e características. O objectivo da partida é dar xeque-mate ao adversário. Venha aprender a jogar xadrez no Clube de Xadrez do Colégio!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez

13 de outubro de 2008

Visão Nocturna

A Bushnell, líder mundial na tecnologia comercial de visão nocturna, criou um monóculo para observação e orientação no escuro, com sistema de infravermelho. Este instrumento poderá ser muito útil para a polícia e para os serviços de emergência. Devido ao sistema de infravermelho, os ladrões ficarão expostos mesmo no escuro (funciona na escuridão total). É fácil de usar e a câmara de vídeo tem um design pouco suspeito. A tecnologia capta luz de intensidade muito baixa que amplia por 15 000 candela/sqyd/lux. O tubo intensificador de luz fraca é alimentado por duas pilhas AA. Dimensões: 8,9 x 5,9 x 15,1cm Peso: 370 g

Autor: Inês Domingues - 7ºC
Fonte:
Revista “Soluções” Verão 2008

Camiões futuristas




O designer suíço Luigi Colari é conhecido pelas formas orgânicas dos objectos de design que cria. As suas propostas começaram a surgir no final dos anos 80 para camiões Mercedes e desde então não parou. O arrojo das suas criações é notório.

Mini Câmara preparada para a acção


Com esta nova e espectacular câmara de filmar pode mergulhar nas Maldivas, saltar de um avião ou simplesmente andar de bicicleta. A nova Action Camera é a companhia perfeita à prova de água, chuva, neve, choque e até pode ser mergulhada em casos extremos. Em terra a explorar o universo em bicicleta, no ar a fazer Bungee Jumping, ou na água a fazer canoagem, mostra o que é preciso.
.
Autor: Afonso Pimenta - 8ºB
Fonte: http://www.ingeniu.com Ver mais aqui

7 de outubro de 2008

Comboio que flutua nos carris


O comboio Maglev é um veículo idêntico ao comboio mas que possui levitação magnética, ou seja, flutua por cima de um carril fixo, sem lhe tocar.
Este meio de transporte atinge uma grande velocidade, a um baixo consumo de energia e com pouco ruído. No entanto, a sua enorme velocidade torna-o um sério concorrente das linhas aéreas e o seu elevado custo de produção levou, até agora, à existência de uma única linha comercial, o Transrapid, no Xangai. Essa linha faz em, apenas 8 minutos, um percurso de 30 km até ao Aeroporto Internacional de Pudong.
Os países que mais têm explorado esta tecnologia, são o Japão e a Alemanha.
A principal desvantagem da utilização deste veículo é que os campos magnéticos não são inofensivos e qualquer aparelho magnético no interior do comboio poderá ser prejudicado, como por exemplo os cartões de crédito, pacemakers e dispositivos de armazenamento magnético.
.
Autor: Alexandra Lopes - 8ºA

6 de outubro de 2008

Segway, um meio de transporte ecológico

O Segway é um meio de transporte de duas rodas que funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza. Foi criado por Dean Kamen, em 2001, e desde então passou a ser o meio de transporte de muitas pessoas.
A tecnologia existente nos Segway consiste numa inteligente rede de sensores, mecanismos e sistemas de controle, que estudam as mudanças no terreno e a posição do corpo do utilizador.
Para que o Segway avance, o indivíduo só precisa de se inclinar para a frente e para que recue é necessária a inclinação para trás. Para virar, basta oscilar o braço central para o lado pretendido. Esta tecnologia é denominada de LeanSteer. É um meio de transporte muito ecológico pois é eléctrico, utilizando duas baterias Li-ion, que lhe permitem uma autonomia de cerca de 35 km e uma velocidade máxima de 20 km/h.

Veja a reportagem da RTP1 "Segways em Lisboa" (Arquivo de 08/01/2008)
.

.
Clique aqui e veja também a reportagem da Sic "Polícia Municipal patrulha baixa em carros ecológicos"
(Arquivo de 25/11/2007)
..
Autor: Rita Ramires - 7ºC
Fonte:
www.segway.com.pt/ e http://videos.sapo.pt

O portátil mais fino do mundo

.
.
Vista Lateral. Espessura do MacBook Air: 1,94cm


O MacBook Air é um portátil ultra fino, quase tão fino como o dedo indicador, onde o design vale mais do que mil palavras. Tudo foi considerado e reconsiderado tendo em vista a redução da espessura, desde uma unidade de disco rígido mais fina e portas de entrada e saída ocultadas de forma estratégica, até uma bateria de perfil mais reduzido.
Ideal para as pessoas que pretendem um computador portátil fácil de transportar e de arrumar.


.
Autor: Gonçalo Ferreira - 7ºC
Fonte:
www.apple.store.com e www.youtube.com Ler mais aqui

1 de outubro de 2008

Telemóvel com personalidade



A Nokia lançou um conceito revolucionário na área dos telemóveis. Além do design elegante e super fino deste telemóvel, o Aeon apresenta duas telas touchscreen. Desta maneira, a área do teclado é substituída por um display, que pode apresentar um teclado diferente para cada ocasião, facilitando assim o seu uso e contribuindo com um melhor aproveitamento de espaço útil do aparelho. O utilizador pode também personalizar o seu telemóvel com uma cor ou uma imagem à sua escolha.

Autor: Ângelo Girotto - 7ºB

Mini projector de vídeos para telemóveis

Este projector móvel, de dimensões muito compactas, pode ser facilmente adaptado a um telemóvel, permitindo a projecção de imagens ou vídeo a uma distância de até 17 cm.
Desenvolvido por uma empresa sul-corea especializada em equipamentos de projecção, a Iljin Display, o projector é apenas um prótotipo mas a empresa acredita que até 2010 esta funcionalidade esteja disponível em 5 por cento dos telemóveis.
.
O segredo para dimensões tão reduzidas está na concepção do painel que projecta a luz. Ao contrário dos projectores LCD convencionais, que utilizam três painéis, concebidos para lidar com os diferentes sinais de vídeo, o dispositivo da Iljin possui apenas um. Cada fotograma é exibido no espaço de um milissegundo, para uma imagem mais nítida. Este sistema não só é mais compacto, como reduz o custo de produção deste tipo de equipamentos.
.
Autor: Marta Correia - 7ºB

MacPad, um novo conceito de portátil


O MacPad é um inovador computador portátil, criado por Yann Le Coroller, que ainda está em fase experimental. Com um design muito interessante, tal como a Apple sempre nos habituou, salienta-se pela sua reduzida espessura e peso. O monitor encaixa-se no teclado, por um sistema magnético, o que permite o transporte seguro do monitor. Este desbobra-se e coloca-se em pé tal como uma moldura.

Autor: Miguel Ferreira - 7ºA