26 de novembro de 2008

Googlephone - um rival à altura do iPhone?

O Google e a T-Mobile apresentaram um telefone inteligente com uma tela sensível ao toque, tal como o iPhone, e que foi projectado para ter Internet com o sistema operacional Android do Google.
Este telemóvel representa mais um dos esforços do Google em estender o seu domínio para além do PC, em direcção aos telemóveis e assim enfraquecer o controle que as operadoras de telefone móvel têm sobre o que os consumidores podem fazer com seus aparelhos.
O T-Mobile G1 tem uma grande tela sensível colorida que desliza para revelar um teclado completo. Tem também uma câmera de 3 megapixels, GPS, acesso Wi-Fi e navegador de Internet. O aparelho será vendido a um preço mais barato que o iPhone. Será um rival à altura do iPhone?
.
Autor: Joana Monteiro - 7ºA

20 de novembro de 2008

Telemóvel que destranca as portas do carro

Um novo telemóvel desenvolvido pela empresa japonesa SHARP Corp. vai permitir destrancar as portas do carro e ligar a ignição sem necessidade de usar a chave. Com base num sistema antes concebido pela Nissan Motors Co., um conjunto de sensores destranca as portas quando o condutor se aproxima e permite accionar a ignição quando dentro do veículo.

Autor: Mariana Valério - 8ºB
Fonte: ABC News

Vaso com expressão

Agora as plantas podem ser mais exigentes, graças o novo vaso Digital Pot. Este vaso tem sensores que indicam o estado da terra no seu ecrã LCD. O vaso inclui um cabo USB que permite introduzir as informações relacionadas com o tipo de planta. Desta forma podemos ver a indicação da temperatura, humidade e a quantidade de água existente no vaso, tendo em conta o tipo de planta. Dá-nos ainda as indicações adequadas para o tratamento da mesma através de ícones expressivos. Caso a água colocada no vaso seja em excesso, o vaso possui também um sistema de drenagem que rejeita o excesso de líquido.
.
Autor: Fabiana Contessoto - 8ºB

Prancha de surf com GPS


Apesar de ainda ser só um projecto, do designer Marco Torres, esta prancha de surf incorpora rádio e GPS. O objectivo principal desta ideia era conseguir localizar facilmente os surfistas em lugares distantes e de difícil acesso. Este dispositivo também informaria das correntes marítimas e da metereologia.

Autor: Rita Esmeraldo - 8ºA
Fonte: Gizmodo

12 de novembro de 2008

Papel de parede luminoso

A empresa GE alcançou uma inovação na tecnologia de LEDs: criou um papel de parede luminoso. Já se pode adquirir este papel de parede com iluminação com vários modelos e cores.
Mas de acordo com um dos engenheiros da GE esta inovação ainda terá de sofrer algumas melhorias para uma grande produção comercial, de forma que tenha um custo mais acessível para os consumidores.
Em vez de comprar uma simples lâmpada ou pintar a parede pode-se comprar esta espécie de papel de parede luminoso que poderá ser fixado também sobre superfícies irregulares.


Autor: Marta Orvalho - 7ºC

Rato com forma de cursor


Mus2 é um rato óptico com a forma de um cursor.
Apesar do seu design invulgar, o Mus2 adapta-se bem à mão e não causa desconforto.
.
Autor: Daniel Lima - 7ºC

10 de novembro de 2008

Óculos para cegos

Uma experiência realizada por alunos de uma escola no Brasil chama a atenção. Os alunos criaram uns óculos com uns sensores que emitem sinais quando se aproximam de obstáculos. Os óculos têm um sensor que calcula a distância entre a pessoa e o objecto e gera um som cuja intensidade varia de acordo com a proximidade. O equipamento também pode ser usado por pessoas que tenham ao mesmo tempo deficiência visual e auditiva. Neste caso, o aparelho emite apenas uma vibração. Segundo os autores, os óculos podem ser montados em qualquer oficina, com custo de aproximadamente de 75€. .
.
Autor: Manuel Alves - 7ºC

iPig para o iPod



O iPig é um amplificador de áudio portátil em forma de porco, criado especialmente para os portáteis iPhone e iPod, mas que também é compatível com aparelhos de outras marcas como telemóveis, computadores e outros tipos de MP3. O seu design apelativo permite que se transforme numa peça decorativa.
.
Autor: Bianca Claro - 7ºC

iRing para o iPod



O iRing é um anel que controla o volume e as músicas do iPhone ou do iPod. O projecto é do designer Victor Soto, que quis simplificar e estilizar estes comandos, inventando este anel que funciona como um controlo remoto. O anel é sensível ao toque, aumentando e diminuindo o volume quando o usuário desliza o dedo sobre a sua superfície, a maçã serve para a PAUSA e as trocas de música são feitas com os botões invisíveis do lado do ícone da Apple. A transmissão dos comandos é feita por tecnologia Bluetooth e o anel possui um carregador que mantêm a bateria carregada por dois dias. Infelizmente o iRing ainda não está disponível à venda, é ainda apenas um projecto.

Computador de parede

O designer Fredrik Perman concebeu uma solução verdadeiramente original para o seu local de trabalho e colocou não um mas SEIS computadores na parede como se fossem um quadro. Hoje em dia, graças às soluções wireless e TFT, entre outras, a tecnologia ocupa muito menos espaço e consegue enquadrar-se nos ambientes de forma discreta e pouco intrusiva.
.

Gadgets Fashion


Aliando a tecnologia ao mundo da moda podemos encontrar à venda gadgets verdadeiramente fashions! Telemóveis já possuem designs assinados por estilistas famosos e com capas que se podem trocar para condizer com a roupa que usamos... Podemos encontrar à venda pen drives con cristais Swarovski e utilizá-las como uma jóia. E personalizar teclados e ratos com estampados à nossa escolha... Gadgets que acompanham as últimas tendências da moda.
.
Autor: Beatriz Gonçalves - 7ºA