26 de fevereiro de 2009

Mini computador ou novo iPhone?

Será um iPhone com um upgrade na resolução do LCD multitoque ou um minilaptop? O macbook nano será tão fino como três CDs! A resolução do seu ecrã é maior do que a de um iPhone (480 x 320 pixels) e menor do que a de um MacBook (1280 x 800 pixels). Este mini computador vai ter um gravador de discos blue-ray, um ecrã de seis polegadas com tecnologia MultiTouch, retirada do iPhone. Irá sair uma versão com 32GB de memória e outro com 64 GB.

Autor: Duarte Tamen - 8ºC
Fonte: Espaço iPhone

20 de fevereiro de 2009

Controlar o rato com os olhos

Controlar o rato do computador com os olhos já é possível graças ao professor Luís Figueiredo que inventou a aplicação informática «Magic Eye». A Magic Eye utiliza uma câmara de alta definição para adquirir as imagens dos olhos do utilizador a uma frequência de 45 imagens por segundo. Através dessas imagens, com o programa desenvolvido de Processamento Digital da Imagem, é determinado o local do monitor para onde a pessoa está a olhar, o que permite controlar o movimento do cursor do rato.
O professor, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda, já venceu dois prémios na área da integração de pessoas com deficiência devido às suas investigações e propostas para programas informáticos. E promete não parar por aqui, porque não faltam ideias.

Autores: Rafael Fernandes e Gonçalo Vilelas - 7ºB
Fonte: Ciência Hoje e Jornal de Notícias - Leia mais sobre o Magic Eye aqui

19 de fevereiro de 2009

Caneta que envia emails

A D:Scribe é uma caneta com tinteiro que envia sms e e-mails a partir de textos escritos em papel. Basta escrever a mensagem e fazer um círculo à volta do nome do destinatário da mensagem e a caneta trata do resto. Depois da mensagem ser enviada, aparece um aviso num pequeno visor OLED na caneta.
Esta caneta funciona também através de um telemóvel que tenha Bluetooth.

Autor: Joana Canhoto - 8ºC
Fonte: Submundos

18 de fevereiro de 2009

Guardanapo digital

De um simples esboço feito num vulgar guardanapo de papel, sentado a uma mesa de café, podem nascer as ideias mais luminosas, sem os constrangimentos de estar ao computador ou no local de trabalho. Foi a partir deste princípio que o designer norte-americano Avery Holleman desenvolveu o Napkin PC.
O projecto traduz-se num computador para trabalho individual que pode ser utilizado por um máximo de seis pessoas em simultâneo. Para o permitir o Napkin PC está baseado em e-papers a cores e com suporte a multi-touch, a partir dos quais o utilizador pode introduzir as informações. Essas informações são escritas ou desenhadas por uma caneta digital com porta de comunicações sem fios (via rádio). Torna-se não só possível enviar a informação processada no e-paper para a caneta, como a própria caneta consegue alimentar de energia o “guardanapo digital”. A unidade central do Napkin PC assume a forma de um suporte, onde não só os vários e-papers podem ser alinhados, mas também as canetas possuem uma zona de fixação, para transmissão dos dados para o disco.

Fonte: Gadget Magazine
Autor: Tatiana Pereira - 8ºA

Pen abre-cápsulas


Esta pen tem dupla funcionalidade pois uma das pontas serve para abrir caricas.
A designer é a alemã TrekStor, que apresentou uma gama de pens com caixa em alumínio escovado, com uma das pontas a servir de abre-cápsulas. Existem em modelos USB 2.0 (leitura de 25 MB/s e escrita de 12 MB/s), disponíveis em versões de 1, 2, 4, 8 e 16GB de capacidade.

Autor: Tatiana Pereira - 8ºA

12 de fevereiro de 2009

Viajar ao passado, mergulhar nos oceanos e passear em Marte... sem sair do lugar.

O Google Earth é um programa que permite sobrevoar qualquer parte da Terra visualizando imagens de satélite, mapas, relevo, edifícios 3D e agora... com a nova versão, Google Earth 5, é possível viajar ao passado, mergulhar ao fundo dos oceanos e passear na superfície de Marte... sem sair do lugar.
Descubra como...

Veja os filmes:






Fonte: Google Earth, CNET News
Autor: José Guerra - 8ºC

Mota submarina


ScubaDoo é o nome de uma mota submarina que vem equipada com um capacete de vidro com oxigénio onde se enfiam a cabeça e os ombros. O capacete é alimentado por um compressor a bordo da embarcação. Com esta moto pode-se viajar a uma velocidade de 2,5 nós debaixo de água e ver peixes lindos e corais espectaculares.

Fonte: Impact Lab
Autor: Tomás Amaral - 7ºC

11 de fevereiro de 2009

Jogo Ayrton Senna

Actividade sobre segurança na Internet desenvolvida pela Microsoft e pelo Instituto Ayrton Senna. Bom jogo!
.

Jogo Wild Web Woods

O jogo Wild Web Woods (bosques selvagens da Web) foi lançado no Dia Internacional da Internet Segura, pelo Conselho da Europa. Bom jogo!
.
.

10 de fevereiro de 2009

Perigos da internet

Vídeo sobre Cyberbullying da autoria da organização Internacional ChildNet.





Vídeo que alerta para os perigos de disponibilizar imagens pessoais online.

Jogos sobre Segurança na Internet

Visite o site Seguranet Jogos e teste os seus conhecimentos sobre Segurança na Internet... jogando. Encontrará centenas de jogos que focam temas como vírus, palavras-passe, e-mail, YouTube, Hi5, sites falsos, direitos de autor, telemóvel, jogos e consolas...

Eis alguns EXEMPLOS de jogos que irá encontrar em www.seguranet.pt/jogo/
Jogue sozinho ou com os amigos. Um desafio com várias etapas... quem irá ganhar? Clique para JOGAR
.

Ajude a galinha a apanhar as minhocas e a atravessar as ruas e os rios. Pelo caminho responda às perguntas sobre a rede social Hi5. Clique para JOGAR

.

Construa o Puzzle arrastando as peças e no final descubra a mensagem... Clique para JOGAR
.

Construa palavras e ganhe pontos... caça às palavras! Clique para JOGAR

Escolha um jogo e aprenda... divertindo-se!

Dia Europeu da Internet Segura

Hoje comemora-se o Dia Europeu da Internet Segura.
Durante esta semana irão realizar-se actividades on-line que contribuem para a utilização crítica, consciente e segura da internet.
Conheça o Programa de Actividades desta semana Aqui.
Faça o download do programa de actividades nos vários países da Europa Aqui.

No site http://www.seguranet.pt/ irão ser feitas duas transmissões via Internet (Videodifusões), a partir das instalações da Equipa RTE-PTE, para todas as escolas, sobre a temática da Segurança na Internet.
Terão lugar, uma de manhã, às 10h, e outra às 15h da tarde. Cada sessão durará cerca de 30 minutos.
Clique no link (http://videodifusao.crie.min-edu.pt/) para assistir a esta transmissão.

Visite também os seguintes sites:
Portal da Juventude
Blog SeguraNet
Miúdos Seguros na Net
SaferInternet
Safer Internet Day

Navegue com segurança!
Veja o filme com o título "Safe Internet Use in Greece" com alguns conselhos sobre como navegar na internet com segurança.

5 de fevereiro de 2009

iPod à prova de água

Foi inventado um iPod Shuffle de segunda geração totalmente à prova de água, sem ser necessário uma bolsa para o efeito. Provavelmente a maioria das pessoas não precisaria desta caracteristica num iPod, mas a pensar nos amantes dos desportos aquáticos, a empresa SwimMan resolveu comprar o seu próprio iPod Shuffle à Apple e isolá-los internamente, tornando-o totalmente resistente à água.

Autor: Afonso Pimenta - 8ºB
Fonte: Br-net.org

GPS com edifícios em 3D


A empresa Coreana Thinkware apresenta o iNAVI K2, um GPS que se destaca da concorrência porque tem mapas com prédios em 3D! Este é uma evolução do modelo iNAVI G1 e vem com um cartão de memória SDHC de 8 GB, 256 MB de RAM e um ecrã LCD de 4.8” com resolução 800 x 480 pixels. O iNAVI K2 também tem um sensor geomagnético (G-Sensor) de 3 eixos que detecta o norte e calcula a direcção do seu carro! Além de ser um GPS, o iNAVI K2 também tem um receptor para TV DMB, player de vídeo, fotografias, MP3 e leitor de e-books.

Autor: Pedro Matos e José Guerra- 8ºC
Fonte: EnGadget